I SIMPÓSIO ESPÍRITA DE BARRA DA ESTIVA


PROGRAMAÇÃO

12/10/2012 – SEXTA-FEIRA

19h – ABERTURA
19h30 – PALESTRA
Necessidade do Autoconhecimento para a Autotransformação Moral.
Maria Aparecida de Almeida Vasconcellos
Feira de Santana – BA

13/10/2012 – SÁBADO

15h – PALESTRA
Já é Tempo do Conhecimento descer da Cabeça para o Coração e para a Ação no Bem.
Noelia Caires Lopes
Brumado – BA

19h – MOMENTO DE ARTE
19h30 – PALESTRA
Criação e Evolução do Ser.
Suzi de Almeida Vasconcellos Barboni
Feira de Santana – BA

14/10/2012 – DOMINGO

09h – SEMINÁRIO
Renovação do Planeta mediante a vinda de Espíritos Nobres e Fraternos: Crianças Índigo e Cristal.
Anivan Ferreira Nery
Lauro de Freitas – BA

EXPOSITORES

v Anivan Ferreira Nery
Membro da Federação Espírita do Estado da Bahia – FEEB – CR01. Palestrante, conferencista, pesquisador e estudioso da doutrina espírita; Advogado; Pedagogo e Major da Aeronáutica.
Lauro de Freitas-BA


v Noelia Caires Lopes
Membro da Federação Espírita do Estado da Bahia- FEEB – CR 12. Ex-coordenadora do CR 12. Palestrante, da Sociedade Espírita Viveiros da Luz (SEVIL). Formação Técnico Contábil, Ocupação Analista de Treinamento na Magnesita .                                Brumado- BA


v Maria Aparecida de Almeida Vasconcellos
Presidente do Centro Espírita Jesus de Nazaré,
Bacharel em Artes Plásticas (UFBA), Especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental, Palestrante e coordenadora do Gaia (CEJN).
Feira de Santana – BA


v Suzi de Almeida Vasconcellos Barboni
Ex- Presidente do Centro Espírita Jesus de Nazaré; Professora da UEFS com mestrado em Biologia Molecular (UNB) e doutorado em Saúde Pública (USP); Palestrante, conferencista, pesquisadora e estudiosa da filosofia do Prof. Pietro Ubaldi, Allan Kardec, Roustaing e Chico Xavier.
 Feira de Santana – BA



SOCIEDADE ESPÍRITA MENSAGEIROS DA LUZ (SEMeL):


Quando algo programado pela espiritualidade deve ser concretizado, tudo se encaminha nessa direção. Assim, foi que surgiu a Sociedade Espírita Mensageiros Luz (SEMeL). Tudo começou com a chegada em nossa cidade da senhora Soraia Celeste, oriunda de Feira de Santana – BA, no ano de 2001, atendendo a um convite de trabalho. Após se instalar na cidade ela sempre declarava estar sentindo falta da sua participação em atividades da Doutrina Espírita, o que muito fazia na cidade onde residia. Ao tomar conhecimento disso, os senhores Bolívar Castro, Vilson Aguiar, Marcelo Neves, Nelson Pires e Wanderlei Oliveira que se reuniam informalmente em casa de D. Euzenir Ferreira (D. Nini) para fazer preces na tentativa de ajudar sua filha adolescente, a qual vinha manifestando fenômenos estranhos, indicativos de eclosão de mediunidade, convidaram-na para formarem um grupo de estudos da referida Doutrina. Soraia aceitou exultante o convite, sugerindo que fosse alugado um espaço para tal, o que foi feito. Algum tempo depois conseguiram um local gratuito, de propriedade da Sociedade Espírita Beneficente Bezerra de Menezes, fundada por Antônio Pinheiro (desencarnado em 31/08/1996). Essa Sociedade, mantém atualmente em funcionamento o Lar do Ancião Allan Kardec. Nesse espaço os membros permaneceram durante um bom tempo, outros membros foram chegando e incrementando sistematicamente novas atividades doutrinárias, inclusive registrando a Instituição na Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) e no Fórum local (CNPJ).  Em 09/12/2011, o Grupo se instalou definitivamente em Sede própria, ainda inacabada. Sua construção se deu em um terreno doado por D. Nini, com projeto e acompanhamento da obra, sem remuneração, pelo Engenheiro Civil Dr. Luiz Nebl, e contou ainda, com incentivo do casal Espírita Marcos e Tânia Contrin. Hoje a SEMEL está em fase de crescimento constante desenvolvendo diversas atividades: Escola de Aprendizes do Evangelho; curso de Médiuns, Evangelização Infantil, Palestras Públicas; Tratamento Espiritual (Oração, Passe Magnético, Água Fluidificada). Conta com o apoio da FEEB, Conselho Regional - CR12 e da Aliança Espírita Evangélica/Petrolina, entre outros. É no intuito de propagar a Doutrina Espírita que continuamos a caminhar, caminhando sempre. 



PROGRESSÃO DOS MUNDOS

O progresso é uma das leis da Natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados, estão submetidos a ela pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece aos homens o limite final das coisas, é apenas um meio de chegar, por meio da transformação, a um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer e nada volta para o nada.
Ao mesmo tempo em que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. Quem pudesse seguir um mundo em suas diversas fases, desde o instante em que se agregaram os primeiros átomos que serviram para constitui-lo, veria que ele percorre uma escala contínua e progressiva, mas em graus imperceptíveis para cada geração, e oferecem a seus habitantes uma morada mais agradável à medida que eles também avançam no caminho do progresso.  (...)
Assim é que a Terra, seguindo essa lei da progressão dos mundos, esteve material e moralmente em um estado inferior ao que está hoje e atingirá sob esses dois aspectos um grau mais avançado. Ela atingiu um de seus períodos de transformação, em que de mundo expiatório se tornará um mundo regenerador, onde os homens serão felizes, pois a lei de Deus reinará.

(ESE, III – 19 – Santo Agostinho, Paris, 1862.)


                                             
CONTATOS:  E-MAIL DA SEMEL:


  • semelbv@gmail.com


  • Presidente: Marcelo – 77-9960 3591
    Vice-Presidente: Francisco  – 77-9959 4918
    Secretária: Janete: 77-9960 3765 - 81124138
    Tesoureiro: Luiz: 77-9989 1321
    Soraia: 77-8118 1165 / 75-9953 591
    Vilson: 77-9979 8501



    Comentários