SEMINÁRIO: A HISTÓRIA DO ESPIRITISMO: PRESENTE, PASSADO E FUTURO.


CONVITE À COMUNIDADE ESPÍRITA BAIANA

  
Conforme já anunciado realizaremos no próximo dia 23 de fevereiro, sábado federativo, o Seminário: A história do Espiritismo: presente, passado e futuro.
Este evento abordará os seguintes tópicos:

O surgimento do Espiritismo –  Analisará as características da era moderna, explorando sua tendência progressivamente materialista e racionalista. Analisará as condições históricas francesas com ênfase no Iluminismo. Comentará a invasão organizada dos espíritos. Identificará o papel do Codificador Allan Kardec no processo histórico  do surgimento do Espiritismo.

As propostas espíritas fundamentais – Este aspecto delineará o projeto espírita para o indivíduo e a sociedade, tendo como ideias estruturantes o primado do espírito com a superação da cosmovisão materialista, a reintegração dos saberes científicos, filosóficos e religiosos com influência na produção artística, a conscientização do homem espiritual ou espírito encarnado, a revivescência do Evangelho, a construção da mente espírita e suas comunidades e a proposta de renovação social.

A construção do movimento espírita na Europa e no Brasil – Analisará as contribuições européias pós Allan Kardec e a constituição do movimento espírita brasileiro. Abordará o tema através da análise das condições socioculturais e principalmente dos seus atores mais destacados.

As perspectivas  para o movimento espírita – Refletirá sobre o que é necessário ser e fazer individual e coletivamente na atualidade. Engajará os presentes interessados na proposta baiana federativa com base no Plano de Desenvolvimento Quinquenal para o Movimento Espírita 2013/2017 da Federação Espírita Brasileira.


Estaremos convivendo neste e das 9:00 às 17h na sede administrativa da FEEB, à rua Jaime Rolemberg, 110 – Brotas (Iguatemi) .
Ato contínuo, retomaremos a atividade  “diálogos evangélicos” – atividade de reflexão sobre os ensinos do Cristo de forma  participativa, através de apresentações de “leituras” e sentimentos pessoais sobre frases do Evangelho, seguidas de momentos de meditação e que tem sido realizada das 17h às 18h nos sábados federativos.

Para melhor organizar o evento, solicitamos que os interessados em almoçar no local informem antecipadamente, tendo como data limite o dia 21 de fevereiro pelo telefone 33593323, ou  3351 3220.
Sugerimos também que leiam antes do evento o Plano de Trabalho da FEB  que consta no seu site:
Veja aqui o Plano de Trabalho da FEB:


Que todos os interessados compareçam na data aprazada sob a inspiração máxima de seus ideais e de seus orientadores espirituais.

Paz

AL Peixinho

Diretor Presidente

Comentários