22/09. Cosme Massi traz a conferência “A vida no mundo espiritual”, na 39ª Semana Espírita

A conferência da noite de 23 de setembro, na 39ª Semana Espírita de Feira de Santana foi proferida por um dos idealizadores da plataforma internet “Kardecpedia”, o “google” dos escritos doutrinários de Allan Kardec, Dr Cosme Massi.

Massi explanou, revelando profundo conhecimento doutrinário, como é a vida no mundo espiritual, baseando suas considerações no conteúdo da segunda parte de O Livro dos Espíritos, conteúdo esse que trata justamente desse assunto.

Com efeito, a obra magna do espiritismo, que completa 160 anos esse ano, desfaz visões mitificadas quanto ao que seja o plano espiritual demonstrando que os espíritos não são seres sobrenaturais, mas sim, e simplesmente, os seres humanos destituídos de corpos materiais, do mesmo modo que os humanos são tão só espíritos encarnados.

Após a morte do corpo a vida continua, não em situações místicas ou em locais sombrios imaginados pelas mitologias do passado, tão pouco em paraísos instantâneos que a condição psíquica do homem na Terra não permite acessar. Em verdade cada um recolhe as consequências boas ou ruins dos seus feitos ou malfeitos na vida física.

Segundo o conferencista todos nós continuamos, quando no plano espiritual, com os estudos e os progressos iniciados na Terra, alimentando nossas afeições milenarmente cultivadas em nossas encarnações passadas, do mesmo modo que nós, ainda espíritos persistentes no engano, tentamos continuar nossas atividades infelizes até despertarmos para a realidade da vida.

Nem o céu, nem o inferno, nem o vagar de almas penadas pela Terra, o que há é a continuação da vida em toda a sua complexidade, revelando que somos espíritos que iniciaram sua evolução como seres simples e ignorantes, caminhando em centenas de aprendizados sucessivos, através das reencarnações, sempre gravitando em direção a Deus, sempre tendo por meta a angelitude!

Esse foi o quadro que a exposição didática, e extremamente clara, trazida pelo conferencista Cosme Massi trouxe na noite de 23 de setembro, alimentando nossas aspirações de progresso em direção da conquista da felicidade eterna.


Texto: Marcelo Martinho

Comentários