23/09. Ana Tereza Camasmie traz a conferência "A plenitude do ser", na 39a Semana Espírita

A última noite da 39ª Semana Espírita de Feira de Santana (BA) foi encerrada com chaves de ouro. O show de Elizabete Lacerda (DF) trouxe muita emoção e fez o público vibrar de alegria antes de começar a magnífica conferência com a Dra. Ana Tereza Camasmie (RJ).

Ana Tereza falou sobre o tema "A Plenitude do Ser" explicando que grande parte da humanidade vive frustrações dadas as sua perdas de conexão com a sua essência primordial, o amor, Deus.

As pessoas vivem em descompasso com os seus próprios sentimentos, não conseguindo harmonizar suas atitudes e expectativas com uma escala de valores coerente que as impulsione em direção ao progresso, dados os modelos sociais e materialistas vigentes e que frequentemente conduzem à busca de valores ilusórios.

Todo esse cenário gera um sentimento constante de ansiedade em relação ao futuro, em relação ao que pode vir a acontecer, reflexo da crise existencial moderna. Isso gera o sentimento de apego e, reflexamente, de medo de perda, tanto no âmbito das relações pessoais quando na conquista de bens materiais.

Essa insegurança é frequentemente extravasada nos vícios e nos exageros de toda sorte onde a criatura procura afogar sua angústia nos excessos dos prazeres sensoriais.

A paz interior só pode ser obtida quando nos voltamos à nossa origem divina, como nos mostrou Jesus na parábola do filho pródigo.

A humanidade voluntariamente se afastou de Deus, procurando seu próprio caminho através dos labirintos do orgulho e do egoísmo. Agora, vê-se escravizada pelas “necessidades” de bens materiais que tanto lutou para conquistar. 

A plenitude do ser só poderá ser alcançada quando o ser humano reencontrar a voz de Deus, não nos cultos ou religiões, mas ouvindo-a ecoar em seu interior, em sua consciência.

Texto: Marcelo Martinho

Comentários