A busca iluminativa do Ser

A busca iluminativa do Ser.


          Ontem foi aberta a 41 Semana Espírita de Feira de Santana  com  brilhante palestra de André Luiz Peixinho, diretor presidente da Federação Espírita da Bahia, sobre "A busca Iluminativa do Ser". 
        Peixinho explanou sobre a grandiosidade e beleza da obra divina desde a concepção das estrelas até a libertação do espírito através da auto-iluminação.
      Com efeito, a ordem que preside o movimento das constelações o posicionamento do nosso sistema solar em meio ao turbilhão estelar e a posição privilegiada da Terra com seu meio ambiente cuidadosamente planejado para a evolução biológica e humana atestam a inteligencia e o amor do criador.
     Nos primeiros níveis evolutivos a criatura não tem percepção nenhuma de sua origem divina, mas somente as sensações atinentes as necessidades vitais, mas já se manifesta o mecanismo evolutivo no movimento das plantas em direção ao sol, na organização dos animais reunidos em grupos na luta pela sobrevivência.
    Quando surge o homem na Terra começa-se a busca por Deus através das religiões animistas e antropomórficas onde se procura o apoio do criador para as lutas ingentes pelo sobrevivência em meio as dificuldades da natureza.
    Hoje o homem conquistou a natureza através de sua inteligência e busca a felicidade através do acúmulo de bens, de posição social e de prazeres.
    E enquanto se atinge assombrosa evolução cientifico-tecnológica criando confortos e comodidades sequer imaginado pelos seus ancestrais ao invés da auto-realização a humanidade recaí nas neuroses, na depressão ou no suicídio ou mais frequentemente vive temeroso e acabrunhando na incerteza do futuro.
    Nesse momento a humanidade começa a despertar para sua natureza íntima, que exige o reencontro com seu criador que deixou a lei que movimenta todo o universo inscrita na sua consciência.
    Inevitável então torna-se a busca pela iluminação interior como corolário de toda a caminhada percorrida desde do átomo até a angelitude.
      Jesus surge como resposta as aspirações mais profundas da humanidade traçando um nova fase evolutiva da humanidade baseada no aprendizado do amor através da prática da caridade e do perdão em busca da auto-realização através da comunhão íntima com Deus.





Comentários