O perdão: o elo para a felicidade

                                                   
   
    O conceito do amor não é originário de Jesus; foi exarado por diversos filósofos e líderes espirituais, antes do Cristo. Mas somente o Divino Mestre nos trouxe o testemunho máximo do amor, através do seu exemplo, sobretudo do exercício do perdão.
    Os espíritos afirmam,  em  O Livro dos Espíritos, que Jesus é o Modelo e Guia da Humanidade porque, na sua vida, elevou o conceito de amor e perdão a um novo patamar,   trazendo um procedimento moral que busca a felicidade na pureza de coração.
     Com efeito, a verdadeira felicidade só é possível numa integração com Deus, exemplificada por Jesus como identificação da criatura com o Cr.iador, através da prática do amor e do perdão.
       Quando Jesus nos ensinou: "Amai os vossos inimigos, bendizei aquele que vos maldiz, orai pelos que vos maltratam e vos perseguem", o Divino Mestre elevou o conceito de compaixão ao semelhante a um novo patamar,  de compreensão e benevolência, até mesmo por aqueles que nos desejam o mal.
       Através do conhecimento da lei da reencarnação,  o entendimento do perdão se torna mais fácil, porque compreendemos que o "inimigo" de hoje é muito frequentemente o amigo do passado,  o que foi traído.
        Jesus, como conhecedor da psicologia profunda do homem, sabe que o fator preponderante de separação, entre o homem e Deus,  é a culpa, que só pode ser superada através do auto perdão. E o autoperdão só pode ser alcançado, após o perdão do próximo: "Perdoa as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido."
           Então,  o perdão deixa de ser mero ato de caridade cristã para ser um ato de libertação pessoal das mágoas e dores do passado,  em direção à felicidade eterna.

Marcelo Martinho

Comentários